domingo, 11 de agosto de 2013

História do Japão

 

   Japão (日本)


 Nihon ou Nippon (traduzido para romaji), assim é conhecido mundialmente o belo País do Sol Nascente, sendo um país insular localizado na Ásia Oriental no Oceano Pacífico à Leste do Mar do Japão, da China, Coréia do Norte e Sul, e da Rússia...
 Os kanjis (caracteres japoneses) que compõem seu nome significam "Origem do Sol"... Daí já podemos saber o porque de: "País do Sol Nascente". Ele é um arquipélago de 6.852 ilhas (considerado muito para tão pouco espaço) cujas quatro principais (e maiores) são 本州 (Honshu), 北海道 (Hokkaido), 球種 (Kyushu) e 四国 (Shikoku). Equivalendo a 97% do próprio país (>.<).
 A maior parte de seu terreno é montanhoso com muitos vulcões como por exemplo, os Alpes Japoneses e o Monte Fuji, uma das figuras mais conhecidas no Japão por estar presentes em desenhos, pinturas, estampas etc. Possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes. Com sua capital Tóquio sendo considerada a maior área metropolitana do mundo! Com mais de 30 milhões de habitantes! Acredita?!

Clima



 O clima japonês apresenta uma clara diferenciação entre as estações e sofre a influência de massas de ar frias vindas da Sibéria no inverno, bem como de massas de ar quentes do Pacífico no verão. Os tufões são comuns entre o fim do verão e o início do outono. O país pode ser dividido em quatro regiões climáticas: a de Hokkaido, de clima subártico a da costa do Pacífico, temperado, a da costa do Mar do Japão, mais chuvoso, e o da região sudoeste, subtropical.
 Para quem não sabe as estações do ano se mostram assim: o inverno, que vai de Dezembro à Fevereiro, é seco e as vezes com sol. Enquanto no Centro, principalmente no Norte são frios, já no Sul o tempo é mais agradável, e a temperatura vai raramente abaixo dos 0ºC (o que no Brasil nunca irá acontecer). A primavera, que vai de março à maio, é quando deixa de nevar (é mesmo Dener?!) porém todas as paisagens ficam floridas, essa é uma das coisas que eu mais gosto pessoalmente... O verão começa com três a quatro semanas de chuva, sendo muito importante para quem ganha a vida com a agricultura. Depois disso o tempo fica extremamente quente (lembrando um pouco o Brasil). Por fim, o outono é muito fresco, com uma rápida brisa e uma temperatura mais fresca depois do verão, sendo também a época mais aconselhável para fazer uma visita ^.^

Idioma


 Mais de 99% da população fala o Nihongô (Japonês) como a primeira língua. É uma língua silabária, ou seja, é formada por sílabas (como ka, sa, ta, na...) refletindo a grande natureza hierárquica da sociedade japonesa, com formas verbais e vocabulários particulares que indicam o estatuto relativo do falante e do ouvinte. Segundo um dicionário japonês as palavras no chinês compõem 49,1% do vocabulário total, as indianas 33,8% e empréstimos outros 8,8%, isto significa que o japonês foi formado a partir de outras línguas assim como o português brasileiro...
 Os sistemas de escrita utilizados são o kanji (caracteres chineses citados na introdução acima) e dois conjuntos de kana (silabários com base em caracteres chineses simplificados), bem como o alfabeto latino e os numerais arábicos. As línguas ryukyuanas, também fazem parte da família das línguas japônicas a que pertence japonês, são faladas em Okinawa, mas poucas crianças aprendem estas línguas.
 Aqui no Canal Japão postarei também algumas coisas para ensinar um pouco do Nihongô, já que, muitos se interessam em aprender a língua de uma forma simples e com bastante clareza...

Música e dança


A música do Japão também é eclética, emprestando instrumentos, escalas e estilos de culturas vizinhas. Muitos instrumentos como o koto (um dos instrumentos que mais admiro na música japonesa) foram introduzidos nos séculos IX e X. O acompanhamento do noh data do século XIV e a popular tradicional música com o shamisen do XVI. A música ocidental, introduzida em fins do século XIX, agora é parte da cultura. O Japão do pós-guerra foi muito influenciado pela música contemporânea dos Estados Unidos e da Europa, o que levou ao desenvolvimento do estilo japonês chamado J-Pop (música popular japonesa) e música Enka (música tradicional japonesa). O karaokê é a prática cultural mais comum, uma das que mais acho legal lá.
 Na dança os japoneses são mais tradicionais, inclusive com uma lenda divina que explica o surgimento da mesma. Suas danças tradicionais originaram-se na Antiguidade, como meios de manifestações, caracterizadas por movimentos leves e de formas peculiares. A primeira de que se tem relato foi a chamada kagura, referente aos deuses da cultura japonesa. Foi a partir destas manifestações religiosas que originaram-se vários outros estilos de dança nacionais. Hoje, a dança tradicional do Japão é chamada de Nihon Buyou.

Animes e Cosplays


Ah! Finalmente o que é mais conhecido e adorado pelo público... As animações japonesas chegaram ao Brasil fazendo muito sucesso à partir dos Anos 90, tendo como principais Dragon Ball z e Pokémon até hoje sendo exibidos em algumas emissoras de TV para todas as idades. A influência foi tanta no Brasil que outra "mania" foi adotada pelos fãs de animes, o cosplay. Trata-se de caracterizações dos personagens de seu anime favorito, um ato admirado por muitas pessoas como eu... O problema é que devido ao alto custo para fazer a tal caracterização, dependendo de qual personagem for, torna-se quase impossível de realizar o desejo de mostrar-se em uma feira de cosplays presentes em algumas partes do Brasil.
 Existem pessoas que assim como nas escolas de samba, passam o ano inteiro juntando dinheiro para gastar nos materiais necessários para usá-los apenas em 1 dia! Isso mesmo! Será que vale mesmo à pena o sacrifício? Depende, se você é muito fã, e seu sonho é esse corra atrás! Caso seja apenas um dos seus demais desejos, aconselho a investir em algo que possa torna-lo possível no futuro como uma viagem para fora ou apenas morar para fora (assim como eu). Daí o gasto será menor em relação ao Brasil e você poderá fazer muito mais cosplays! 

 Bem, aqui ficaram alguns itens que o pessoal mais gosta... Espero que gostem das postagens futuras, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário